- Dicas Nutricionais -

As cores que nos alimentam

Postado em 13/04/2016

É de consenso comum os benefícios que uma alimentação equilibrada traz na prevenção de doenças crônico não transmissíveis, como obesidade, diabetes melito, doenças cardiovasculares e câncer. Embora todos os mecanismos que expliquem estes benefícios não tenham sido esclarecidos, sabemos que a presença dos fitoquímicos nos alimentos que consumimos exerce um importante papel. Os fitoquímicos são compostos naturais e secundários sintetizados por plantas para proteção contra a ação de pragas, variações na temperatura e poluentes ambientais.
 
Encontrados em alimentos como vegetais, frutas, sementes, grãos integrais, oleaginosas e especiarias como gengibre e açafrão da terra, estas substâncias são responsáveis pela grande variedade de cor, sabor e aroma. Podem ser classificados em carotenóides, compostos fenólicos, alcalóides, compostos nitrogenados e compostos organossulfurados. No entanto, entre os mais estudados destacamos os carotenóides, compostos organossulfurados e fenólicos.

Os carotenóides como alfa e beta caroteno (mamão, cenoura, batata doce e abóbora), zeaxantina (milho) e licopeno (tomate e melancia) além de caracterizarem os alimentos com as cores laranja, amarela e vermelha também são responsáveis por propriedades que beneficiam, por exemplo, nossa visão, nosso sistema imunológico, nossa pele e cabelo! Cabe ressaltar que por uma característica química, estes compostos possuem uma melhor absorção na presença de gordura.

Uma boa dica seria utilizar o tomate para a composição de molhos como o sugo e consumir o milho cozido em um lanche, regado com azeite de oliva extra virgem!

Os compostos fenólicos são os fitoquímicos mais abundantes na natureza. Neste grupo destacam-se flavonóides como antocianinas, epigalocatequina galato e quercetina, encontrados na maçã, framboesa, amora, repolho roxo, ameixa vermelha, açaí e chá verde. Além de suprir os alimentos com uma imensidão de cores e sabores, estes compostos são responsáveis por propriedades antioxidantes, antitumorais, antiinflamatórias, protetoras de DNA, que nos conferem proteção contra o aparecimento de certos tipos de doenças.

Os organossulforados como os isotiocianatos encontrados em alimentos verdes como, couve flor, couve manteiga, repolho, brócolis e mostarda possuem um importante papel no adequado funcionamento do nosso fígado além de exercerem efeitos protetores contra o aparecimento de certos tipos de cânceres.

Desta forma, abuse das cores ao escolher os alimentos que irão compor as suas refeições! Lembre-se que além de encher nossos olhos nós também estaremos nutrindo e protegendo as nossas células! Aproveite o que a natureza lhe oferece!  E nunca esqueçam: Somos o reflexo daquilo que escolhemos! A decisão está em suas mãos!


Dicas Nutricionais
Home