- Dicas Nutricionais -

Vitamina D

Postado em 13/04/2016

Com um destaque evidenciado na comunidade científica, a vitamina D acaba sendo muito comentada por todos nós quando começamos a pensar na chegada do verão! Isto porque, nos seres humanos, esta vitamina possui como principal via de síntese a exposição da pele aos raios ultravioleta. Além disto, também podemos obtê-la de alimentos como salmão, atum e gema de ovo.

Independente de sua origem é a sua forma ativa, produzida principalmente em nossos rins, que é responsável por seus inúmeros benefícios como absorção intestinal do cálcio, formação óssea em adultos e crianças, modulação do sistema imunológico e proteção contra diversas doenças, entre elas, diabetes, problemas cardiovasculares e câncer.

A hipovitaminose D, ou deficiência de vitamina D ocorre com grande prevalência na população mundial inclusive em nosso país! Aspectos como idade, pigmentação de pele, obesidade mórbida, condições climáticas, ingestão alimentar, entre outros podem estar relacionados com este quadro. Um levantamento feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostrou que o consumo alimentar desta vitamina está entre as mais deficientes entre os brasileiros de 19 a 59 anos.

Em nosso país devido à grande incidência de raios ultravioleta e à presença de fontes alimentares de vitamina D, seria impossível pensarmos em uma deficiência. No entanto, não é o que os estudos apontam!

Isto não significa que em quadro de deficiência, devemos nos expor excessivamente aos raios ultravioleta, deixarmos de usar o filtro solar, tomar suplementos sem orientação ou mesmo exagerarmos no consumo de alimentos fonte! Aqui o que vale é a cautela até porque sabemos que a exposição excessiva e desmedida aos raios ultravioleta favorece processos como envelhecimento precoce de pele e câncer, em outras palavras, isto pode ser muito perigoso!

E como aqui o que procuramos é manter a qualidade de vida acredito que o equilíbrio vale como palavra chave! Que tal somarmos os benefícios? Ou seja, saia de casa ou do trabalho durante o dia para fazer atividades ao ar livre que lhe tragam prazer como, exercício físico ou mesmo um encontro com os amigos e inclua em seu cardápio alimentos fontes de vitamina D! Além disto, procure um profissional qualificado e certificado para que seja efetuada a prescrição de suplementos orais de vitamina D quando necessário! Nada de loucuras!

Provavelmente muitas novidades nos serão apresentadas sobre vitamina D! Enquanto isto aguardamos mantendo o equilíbrio!


Dicas Nutricionais
Home