- Dicas Nutricionais -

Chocolate pode ou não pode?

Postado em 12/04/2017

Com a comemoração da Páscoa, os ovos de chocolate tomam conta das casas, afinal, esse é o jeito carinhoso das pessoas se presentearem nesta data. Não é mesmo? Todavia, será o chocolate um alimento tão prejudicial?

Claro que não! O chocolate possui um componente muito saudável conhecido como cacau. Este, além de rico em minerais como potássio, fósforo, cálcio, cobre, zinco, selênio, magnésio e vitamina E, também é fonte de energia e compostos fenólicos que confere ao cacau as propriedades antioxidantes, antiinflamatórias, cardioprotetoras (auxiliando no controle da pressão arterial) e neuroprotetoras (humor e cognição).

Porém, nem tudo é perfeito. Além de cacau, o chocolate também é composto por outras substâncias, como açúcar. E é aí que está o problema: em excesso, pode ser prejudicial, favorecendo, por exemplo, o aumento de peso, doenças cardiovasculares e diabetes mellitus. Assim, tenham bom senso!

Além disto, ao comprar o chocolate sempre prefira as versões mais saudáveis, ou seja, aquelas que apresentem 70 a 100% de cacau em sua composição. Preste atenção na lista de ingredientes pois, os produtos estão descritos de forma decrescente, ou seja, dos mais concentrados para os menos concentrados, assim, o cacau deverá sempre vir em primeiro lugar! 

Feliz Páscoa e que Jesus renasça nos corações de todos vocês!


Dicas Nutricionais
Home