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Ressaca: quais os sintomas e como evitá-la?

Postado em 24/02/2017

Todos os anos é a mesma história: meus pacientes em crise no Carnaval com a vontade de beber, mas sem deixar a dieta de um ano todo de lado. Eu, como nutricionista, sempre respondo que se puder evitar é muito melhor, pois o consumo de álcool não é uma escolha saudável, especialmente em excesso, como muitas vezes ocorre nesta época do ano.

Todavia, se o paciente é do tipo que gosta de ingerir bebidas alcoólicas, recomendo que trabalhe o famoso bom senso, ou seja, não exagere. As calorias que ingerimos pelo consumo excessivo do álcool podem sim, contribuir para aqueles quilinhos indesejáveis pós-carnaval, que tanto evitamos no ano anterior. Certo?!

Para ajudá-los nesta importante escolha, listei abaixo as diferenças calóricas existentes entre as bebidas mais consumidas nesta época do ano:

Bebida  -  Volume  -  Calorias
Cerveja  -  lata 355 ml  -  150 Kcal
Chopp  -  tulipa 300 ml  -  130 Kcal
Caipirinha com açúcar  -  100 ml  -  250 Kcal
Cachaça  -  100 ml  -  230 Kcal
Uísque  -  50 ml  -  120 Kcal
Vodka  -  50 ml  -   120 Kcal

Bem, se considerarmos que 1 tulipa de Chopp (300 ml)  é igual, em calorias, a um pão francês, podemos chegar à conclusão que uma bela noitada de Carnaval equivale ao consumo de 6 pães. Aí eu pergunto: quem, em sã consciência, come meia dúzia de pãezinhos de uma só vez?  

Além das calorias, pode ser que a pessoa acorde com aquela famosa ressaca, em decorrência do acúmulo de toxinas geradas pelo uso excessivo e agudo do álcool porque, na verdade, o fígado trabalha tanto para metabolizar este álcool que em algum momento ele cansa e essas substâncias que deveriam ser eliminadas e não foram, começam a gerar sintomas.  

Os sintomas são muito variados podendo ser, por exemplo, dor de cabeça e diarreia. Estes estão relacionados à desidratação ocasionada pelo consumo excessivo de álcool. Mas o álcool causa diurese (produção de urina)? SIM. O álcool inibe um hormônio chamado de antidiurético, assim o raciocínio é simples: você vai urinar mais.  

Um importante recado aos cervejeiros-praieiros que ficam o dia todo no sol, perdendo água e eletrólitos pelo suor e combinam a ingestão crônica da famosa “cervejinha gelada” sem ingerir nem um pouco de água. Vocês são candidatos fortíssimos à desidratação. Além dos sintomas descritos acima, a sensação de cansaço, fadiga e letargia, provocados pela depressão do sistema nervoso e a náusea e enjôo provocados pela elevação de ácido clorídrico no estômago são comuns no dia da ressaca.  

Muitas pessoas perguntam:  se o álcool é diurético como se sentem tão inchados no dia seguinte? Bem, isto pode ocorrer simplesmente em decorrência da dilatação dos vasos sanguíneos, o que caracteriza também o rubor fácil em alguns pacientes. Mas pode também estar associado a alergias alimentares ou mesmo a doenças hepáticas mais graves.
 

Além disto, vale ressaltar que mulheres possuem menor capacidade em metabolizar o álcool quando comparadas aos homens. Da mesma forma indivíduos asiáticos não são considerados bons metabolizadores!  

Enfim, em se tratando de álcool, para os apreciadores, o que devemos ter é o consumo moderado, se possível nunca em jejum, e principalmente, nunca deixando de ingerir água em associação!  

Espero que gostem das dicas e vamos em frente pois a folia não pode parar!


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