- Dicas Nutricionais -

Você sabe qual a diferença entre Diet e Light?

Postado em 27.04.2016

Quase todos os dias as pessoas me contam que iniciaram uma dieta e começaram a consumir queijo light, suco diet, pão light, ou seja, tudo diet e light. Parece ser muito saudável, não é mesmo?  
Antes de qualquer coisa, no entanto, preciso dizer que quando buscamos o emagrecimento não podemos considerar apenas uma simples conta de calorias e achar que é suficiente. Pois bem, se isto fosse suficiente poderíamos viver consumindo apenas refrigerante diet e peito de peru light. Mas é sabido, ou pelo menos deveria ser, que estes alimentos não são saudáveis. Assim, podemos dizer que além de nos preocuparmos com o caráter quantitativo da dieta devemos também nos atentar à qualidade dos alimentos que estamos ingerindo.  
O termo diet é utilizado apenas em alimentos que apresentam restrição de algum nutriente, geralmente, produtos que são direcionados para pessoas que apresentam condições fisiológicas específicas como, por exemplo, pacientes diabéticos e hipertensos. Esse termo não se aplica apenas a restrição de açúcar. Por isto é fundamental que façamos a leitura das informações nutricionais disponíveis  nos rótulos dos alimentos que estamos adquirindo.  
Ao contrário, light é um termo utilizado como informação nutricional complementar de um produto. Refere-se à redução de no mínimo 25% de um determinado nutriente presente no produto se comparado ao alimento convencional pertencente ao mesmo grupo. Esse termo não significa necessariamente redução no conteúdo de gordura. Ele pode estar relacionado com redução de açúcares, gorduras totais, gorduras saturadas, valor energético, colesterol e sódio.  
É importante saber que produtos diet e light não são, necessariamente, saudáveis. Por exemplo, um produto que tenha alegação de ser sem açúcar pode conter quantidades elevadas de gorduras saturadas e sódio.  
Isto significa que não devemos escolher os alimentos somente com base na inexistência ou exclusão de determinado nutriente. É importante analisarmos a tabela nutricional, na qual estão as calorias, mas também a lista de ingredientes que compõem o produto. Existe uma variedade de itens no mercado que é vendida como saudável, mas na realidade não é. Uma dica importante que fica é a seguinte: na lista de ingredientes os componentes estão dispostos em forma decrescente, ou seja, do item que está presente em maior quantidade para o de menor presença.  
Lembrem-se sempre que o funcionamento do nosso organismo é muito mais complexo do que pensamos. Devemos entender que o processo de emagrecimento faz parte de um reequilíbrio metabólico, no qual, além de nos preocuparmos com o aspecto quantitativo de uma dieta também devemos levar em consideração a qualidade do que estamos ingerindo.  
Certo dia, navegando pela internet, me deparei com a seguinte frase: “Quer se alimentar melhor? Comece a desembalar menos e descascar mais”. Simplesmente adorei.  

Procure sempre um profissional qualificado para te orientar.  

Palavras-Chave:
#diet

Dicas Nutricionais
Home